segunda-feira, fevereiro 21, 2005

donna maria

Posted by Hello



Donna Maria é o nome de um projecto acústico singular que combina de modo excepcional a sonoridade típica da música portuguesa e as novas opções sonoras trazidas pela pop urbana moderna. Os acordes chorados na ladainha arrastada do fado assumem contornos únicos enquadrados por uma mistura irrepreensível de Miguel Ângelo Majer – assumidamente o autor principal deste crime contra os modelos musicais instituídos e por esse motivo absolvido unanimemente no primeiro beat do seu álbum de estreia: Tudo é para sempre.

A responsabilidade conceptual, os arranjos e a produção são de Miguel Ângelo Majer, com a colaboração de Ricardo Santos – outro dos co-autores deste crime benévolo –, e a voz – clara, absoluta, timbrada de leve pelo vício cantado do fado – de Mariza Pinto: talvez o lait motiv e álibi maior deste crime que nos toma a todos. Além de Miguel Ângelo Majer na bateria e programações e Ricardo Santos nos teclados e samplers, Tudo é para sempre conta ainda com nomes como Arménio de Melo e Múcio Sá (guitarras portuguesa, eléctrica e acústica e banjolim), Jorge Cruz e Manuel Jorge (acordeão), Ciro Cruz e Vasco Sousa (baixos e contrabaixos) e Ruca Rebordão (percussão). Cúmplices neste projecto são também os convidados especiais Paulo de Carvalho – no dueto Quase Perfeito –, Vitorino – na revisão de Lado a Lado de Tony de Matos –, Pedro Luís (de Pedro Luís e A Parede) – em Azulejos Voadores –, Letícia Vasconcellos – na interpretação de A Tua Luva de Ciro Cruz, baixista de Gabriel O Pensador –, Paulinho Moska – em Agora já é tarde – e Gil do Carmo – no poema Sempre é para sempre.

Tudo é para sempre é um tributo assumido à génese da música portuguesa, onde sem dúvida se releva a magnífica versão de Estou além, de António Variações, e Foi Deus, popularizada por Amália. A propriedade única dos sons da guitarra portuguesa e do acordeão é deliciosamente valorada por uma sublime pincelada electrónica, emprestando à música tradicional portuguesa uma modernidade admirável.

3 Comments:

At 9:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só mm aqui é q m apanham a ler opiniões sobre politica...(lisonjeado,hã??) :) Quanto a Donna Maria, banda q m apresentaste, fico à espera de + músicas...E qq dia aceito o convite p ir c o casal do ano ao Templários, p descobrir um pouco mais destes moços :P Parabéns pelo blog!!

** Margarida Rosário

 
At 11:15 da manhã, Blogger MS said...

Hummmm...não sei qual é o casal DESTE ano, nós já somos um bocado antigos, agora há que dar lugar ao mais novos...(além disso, o NOSSO ano, foi 2000....2005 será o ano de outas pessoas...não sei quem, francamente!! ;) PARABÉNS)

 
At 7:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Nuno,

Obrigado pelas palavras e divulgação. Esta será uma das formas, ou A FORMA, de o nosso trabalho chegar a cada vez mais pessoas. Acredito nisso.

Abraço

Miguel Majer/Donna Maria

 

Enviar um comentário

<< Home