terça-feira, fevereiro 15, 2005

choque plano

Assumindo a franca possibilidade de continuar sem ser lido, queria, pelo gozo gratuito que a escrita me oferece, relevar um arrepio de caminho do Sr. Eng. Sócrates. Conforme deverão ter reparado, o dito "choque tecnológico" - apelidado pelo próprio PS e não outros por "choque" - afinal não se tratará de um "choque", mas sim de um plano, considerando a exequibilidade temporal dos objectivos associados. É-nos dito agora que se prendende lançar nesta legislatura as bases para aquele que será um desenvolvimento apostado na inovação e nas novas tecnologias - mas apenas as bases, rejeitando hoje liminarmente a hipótese publicitada de um "choque" tecnológico com um verdadeiro carácter de choque.

A mim, conforme fiz já nota, parece-me um digno acerto de discurso, merecendo o valor da assunção do erro (ainda que apenas implicitamente e de resto contrariado pelo discurso ensaiado). Na realidade, sempre me pareceu de palmatória o erro de considerar estratégico o "choque" tecnológico - criando até a ilusão de que poderia ser, por via do crescimento económico que previsivelmente poderá associar-se, uma solução para o problema do défice. Devo lembrar que este foi de resto um dos argumentos (hoje reconhecidamente falasiosos) para a escolha antecipada do voto do Sr. Prof. Freitas do Amaral, quando comparado com o "choque" de gestão proposto pelo PSD.

Assumido o erro de planeamento e estratégia (e continuando a concordar claramente com o relevo dado ao desenvolvimento tecnológico - mas médio prazo), põe-se outro problema, porventura o mais importante: descartado o "choque" tecnológico, que outro instrumento pretende avançar o PS para fazer face ao défice? O crescimento económico é um objectivo manifestamente meritório, mas é preciso dizer claramente como se pretende chegar lá - não basta dizer "cresce e aparece!".

Cai por terra uma das bandeiras de campanha e de governo do PS. O inglês no básico nem chegou a ser bandeira. Os 150.00 empregos foram um pagode. O que fica?...

1 Comments:

At 10:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

És sempre lido, pode é não haver capacidade de resposta, ou por falta de argumentação em contrário, ou por total sintonia com as tuas opiniões, que é, de resto, o meu caso! MS

 

Enviar um comentário

<< Home