quarta-feira, março 29, 2006

neste fórum o tema em debate era outro

A contestação à lei laboral que pretende autorizar o despedimento, sem justa causa, de jovens com menos de 26 anos, exibiu hoje um carácter de bicefalia social autofágica.

Deixando para outra circunstância a discussão sobre aquela lei, é importante que se perceba que entre o processo contestatário - mais ou menos justificado, mas tendencialmente democrático e ordeiro - se começou a desenvolver um processo tumorigénico que ameaça excluir a contestação saudável sobre a matéria em causa. Como sucede nos incidentes de natureza neoplásica, a antineoplasia policial cirúrgica nada resolve - apenas retarda ou atrasa novo aparecimento tumoral. E da mesma forma como na imunossupressão se encontra facilidade ao desenvolvimento neoplásico, a contestação à lei laboral serviu, como se viu hoje, a oportunidade para chamar à luz parisiense da triste ribalta os jovens incendiários de tumores recentes - em clara metástase social.

E assim, no lugar de se dar oportunidade à discussão sobre a lei laboral, acabar-se-á certamente a discutir a questão imigratória europeia, o problema da integração social das gerações imigrantes nascidas em território europeu. Válido, muito válido - aliás um dos problemas nucleares do presente europeu -, mas neste fórum o tema em debate era outro.