quarta-feira, outubro 19, 2005

então afinal as Presidenciais são promovidas pelos partidos

e, em lugar de candidatos individuais, há candidatos patrocinados - em termos logísticos e financeiros - pelos partidos, e candidatos aos quais são proibidas referências e assistência e existência nas instalações e circunstâncias de um partido de que são ambos militantes?

Mau sinal. Este é um mau sinal do sentido democrático lá dos lados do Largo do Rato - um péssimo sinal. Porque se confunde um apoio pessoal do presidente do partido e Primeiro-Ministro a uma candidatura com o apoio institucional do partido a que aquele preside. O que precipita uma lógica ditatorial a gosto de Jorge Coelho de proibir a presença de Helena Roseta e dos demais apoiantes de Alegre nas reuniões da Comissão Política do PS - com o espantoso argumento de que aí se discutiriam estratégias eleitorais (partidárias?).

Pode ser que esta deturpação grosseira do sentido da actuação democrática e lealdade política reverta em favor de Alegre, à laia popular dos dizeres do feitiço e do feiticeiro e outros que tais que espero que se apliquem em absoluto no castigo que os fervorosos apoioantes do camarada que é fixo me merecem.