sexta-feira, abril 28, 2006

imagens com cor

Imagens com cor - que vivamente recomendo para adorno de vida de quase tudo o que se quiser.




Um projecto de Catarina Zimbarra e Maria João Andrade.

quinta-feira, abril 20, 2006

é uma letra que se lê

Do Paulo Pinto Mascarenhas. Eu lerei, diariamente.

1506-2006

quinta-feira, abril 13, 2006

pela Humanidade

Não apenas para não esquecer.
Não apenas para iluminar a memória.

Pela Humanidade.




Em Lisboa, no Rossio, dia 19 de Abril - e 20 e 21 - com o desafio lançado por Nuno Guerreiro.

terça-feira, abril 11, 2006

por um voto se ganha, por um voto quase se ganha - e vice versa

A Itália é um país singular, em muitas coisas; a política é sem dúvida uma delas. E a despeito de outros comentários porventura mais apropriados nesta circunstância, acho que a prestação recente da política italiana (sobretudo pela mão hilariante de Berlusconi) tem, se não outros, um grande crédito: chamou a si a sociedade civil - conforme constataram os níveis de participação eleitoral e os níveis de audiência e fervilhação que o escrutínio em fotofinish proporcionou.

E a singularidade (que não é neste caso de nenhuma rapariga loura) presta-se também à risível cena de termos de um lado um dos candidatos que reclama uma “bela vitória, comovente e incontestável” – mesmo sendo por umas escassas migalhas ainda não confirmadas em livro de lei; e termos outro dos candidatos que se recusa a reconhecer a vitória do adversário e promete a formação de uma grande coligação para o Governo.

Bem sei que não tem chancela da Endemol, mas talvez por isso, vai valer a pena acompanhar a par e passo este novo programa em formato ainda mais real.

domingo, abril 09, 2006

do avesso

Bem sei que é condição da vida o verso e o reverso do poema profissional, não raras vezes sem rima ou com frases cuja similaridade nem tão pouco garante a métrica. Mas nesta última semana vivi num desses sonetos sem rima, estranho aos versos que se impunham como novos, à sua estrutura e ao ritmo; porque tudo é novo, tudo se exibe do avesso.

domingo, abril 02, 2006

recuperando recortes antigos

acho em delícia um artigo de opinião de Nuno Henrique Luz na revista do Independente de 19.03.1999, que leva o título (feito novamente actual e lançado em televisão por Nuno Rogeiro nas últimas presidenciais): "Soares é fixo".

Dizia NHL, em 1999, que "uma pessoa vê Soares na televisão, de chapéu na mão, a tentar fazer-se entender por Kassinger e Kofi Annan e Federico Mayor, e pensa: aos mitos da política há sobretudo que deixá-los quietos, para que fermentem e amplifiquem o seu esplendor, como os queijos".

Gosto sobretudo da designação mito, que coloca na esfera da ficção e da fantasia o real impacto do Dr. Mário Soares em Portugal. Já acho (ou pelos menos cumpre-me dizê-lo) de gosto discutível a comparação muito plástica entre a imobilização a que Mário Soares se deveria prestar (e ter prestado) e o processo de fermentação do queijo - ainda que se alegue ser para servir o seu esplendor.

Em todo o caso, este recorte poderia ser não de há 7 anos mas de há dois meses. Prova de que a Terra, pelo menos na paralaxe temporal errónea que tolha o nosso país, gira muito lentamente.