quinta-feira, março 30, 2006

a não opção é sempre a melhor das opções

Circunstâncias há, por outro lado, em que a benevolência do desfecho parcial trágico resolve, por absoluto, a dúvida que era aguda, cortante - e esta foi uma delas. Já se sabe, e eu soube de novo, que, tal como nos trouxe Woody Allen no seu último match point, a não opção é sempre a melhor das opções. Por ser, pelo menos, a que menos custa.

quarta-feira, março 29, 2006

neste fórum o tema em debate era outro

A contestação à lei laboral que pretende autorizar o despedimento, sem justa causa, de jovens com menos de 26 anos, exibiu hoje um carácter de bicefalia social autofágica.

Deixando para outra circunstância a discussão sobre aquela lei, é importante que se perceba que entre o processo contestatário - mais ou menos justificado, mas tendencialmente democrático e ordeiro - se começou a desenvolver um processo tumorigénico que ameaça excluir a contestação saudável sobre a matéria em causa. Como sucede nos incidentes de natureza neoplásica, a antineoplasia policial cirúrgica nada resolve - apenas retarda ou atrasa novo aparecimento tumoral. E da mesma forma como na imunossupressão se encontra facilidade ao desenvolvimento neoplásico, a contestação à lei laboral serviu, como se viu hoje, a oportunidade para chamar à luz parisiense da triste ribalta os jovens incendiários de tumores recentes - em clara metástase social.

E assim, no lugar de se dar oportunidade à discussão sobre a lei laboral, acabar-se-á certamente a discutir a questão imigratória europeia, o problema da integração social das gerações imigrantes nascidas em território europeu. Válido, muito válido - aliás um dos problemas nucleares do presente europeu -, mas neste fórum o tema em debate era outro.

terça-feira, março 28, 2006

o custo da oportunidade

Circunstâncias há em que o custo da oportunidade é de difícil medida e o aqui e ali pesam nos pratos dos seus braços justos atiram o fiel da balança para a feliz indecisão que o põe a olhar o céu; feliz indecisão porque a massa que se equilibra é - sempre - de natureza feliz.

Dir-se-ia: faz como aquele da moeda ao ar, par ou ímpar, tanto faz. Não é assim. A faculdade da escolha é porventura o pior dos atributos humanos. A capacidade oferecida de reflexão, ponderação, equação - impõe-nos o terrível ofício do arbítrio próprio. E por essa razão, qualquer que seja a decisão, ficar-nos-á - para sempre - o travo de memória que se eternizará (como a memória homeopática das diluições infinitas) e nos questionará se o peso, pesado, em favor e desfavor da ponta que desfez o nó foi bem medido e o juízo o correcto.

É uma dúvida aguda, cortante.

sábado, março 25, 2006

a cor da terra

Taman Negara


terça-feira, março 21, 2006

a cor do sonho

Pulau Langkawi





The Langkawi archipelago is a cluster of 99 islands just off the coast of Kedah, close to Perlis and just south of Thailand.

segunda-feira, março 13, 2006

a metamorfose do diário de bordo

O Blog é, originalmente, um sítio na rede que serve de diário (de bordo) e cuja designação resulta precisamente dessa funcionalidade original: web log. Mas desde o seu surgimento em 1995, o blog tornou-se muito mais que um simples caderno electrónico para deposição de notas expressas; hoje o blog é manifestamente uma das formas mais rápidas e eficazes de comunicação - pública, de massa, e sem limitação de qualquer espécie.

O blog é actualmente, em muitas circunstâncias, o palco primogénito e gerador de ideias e discussões - conceptuais, culturais ou simplesmente mundanas. E por esse motivo, ou como causa dele, são já vários os opinion-maker que fazem deste espaço convencionado de blogosfera o seu rascunho de opinião. Atento a esta realidade está também o mundo universitário, que neste caso feliz resolveu pôr em avaliação a performance bloguista dos seus alunos. Um treino à escrita, um treino à leitura, um treino à crítica e um treino à exposição. Meritório.

Já poucos são os casos naïf de blogs originais. Mas esta metamorfose do diário de bordo serve por inteiro o lucro da discussão universal e a absoluta liberdade de expressão. É sem dúvida a ascenção da opinião da sociedade civil - genuinamente considerada. E por isso esta metaformose estará certamente de futuro na génese, ou pelo menos na via, de movimentos culturais e políticos.